Achei Jesus


Ir ao conteúdo

As mulheres sábias da Bíblia

Recentemente estudando o livro de Eclesiastes ao passar pelo capítulo 7 e ler o versículo 28, me perguntei: “O que Salomão quis dizer com não achou uma mulher entre tantas(ou todas)? Parece um pensamento sem propósito, deslocado, fora do contexto. Porém nos versículos anteriores, especificamente no vs.23 a 25, Salomão diz que apesar de ser sábio, ainda estava a procura da sabedoria, a qual lhe parecia muito distante ainda.
O foco no capítulo 7 é o paralelo entre a sabedoria e a loucura, e é neste contexto que se insere o vs. 28, onde Salomão diz que entre muitas mulheres não achou uma “sábia”, entre mil homens achou um, mas entre tantas mulheres nenhuma ele encontrou.
Desejo compartilhar com o leitor o que o Espírito Santo me fez entender, deste texto.
Ainda discorrendo sobre sabedoria e loucura, Salomão nos leva a refletir sobre as diferenças marcantes entre sabedoria e a loucura, ou insensatez.
Já no versículo 26 ele faz uma comparação entre a morte e uma mulher enganosa, dando a entender que é melhor estar morto que cair nas mãos(enamorar-se) de uma mulher cujo coração é enganoso, dizendo que tal mulher tem o coração como se fosse uma rede ou um laço, e as mãos como grilhões, e que esta é mais amarga que a morte, e fecha o versículo dizendo que o bom homem diante de Deus, fugirá de uma tal mulher, porém o pecador cairá como prisioneiro dela. Não é de outro que Salomão fala, senão de si mesmo, sobre sua presente situação. Quando o livro de Eclesiastes foi escrito, Salomão achava-se amargurado, aflito, diria mesmo deprimido, distante de Deus. Mas porque distante de Deus, não foi a ele que Deus concedeu sabedoria, riquezas, honrarias como rei algum teve antes dele? A resposta a Bíblia dá em 1 Reis 11.1-8. O pecado faz separação entre o homem e Deus, e Salomão vivia uma situação aonde Deus o censurara por causa dos seus pecados, Salomão agora experimentava a reprovação de Deus, leia 1 Reis 11.14-25, através de tumultos que abalavam a paz que a nação de Israel gozava até então.
Voltando ao texto de Eclesiastes, o versículo 26 pode ser parafraseado da seguinte forma: “ Se o homem estiver firme diante de Deus, não cairá nas armadilhas da mulher enganosa, mas o homem no pecado, distante de Deus é pesa fácil para ela.
Nas palavras de Salomão no vs.28 ele diz que entre mil homens achou apenas um sábio(ele mesmo, posto que mesmo em pecado não foi subtraído da sabedoria que Deus lhe concedera), mas entre tantas(indicando concordância com a quantidade de homens, ou seja mil), não achou nenhuma, estas tantas eram as mulheres de Salomão. A Bíblia registra que Salomão possuía 700 mulheres, princesas e 300 concubinas, um harém de 1000 mulheres, leia 1 Reis 11.3.
Estas mulheres não serviam a Deus, e lhe foram por rede, por laço e grilhões, e por não conhecerem nem temerem a Deus (Pv 1-7) foram tidas por insensatas. Quando a pessoa está no pecado, longe de Deus, tudo que ele consegue ver é a desesperança que o cerca.
É dramático para alguém que já serviu a Deus, já teve comunhão com Ele, e agora se acha prisioneiro de suas próprias escolhas, refém do seu próprio pecado. Alguém já disse que é mais fácil ganhar um pecador para Jesus, do que trazer um desviado de volta aos caminhos do Senhor.
Em contraste com as mulheres de Salomão a Bíblia registra uma galeria de mulheres sábias, que são exemplos práticos de sabedoria , veja abaixo algumas:

Joquebede, Mãe de Moisés – Êxodo 2.3 e Êxodo 6.20
Raabe, meretriz de Jericó – Josué 2.8-12
Débora, juíza e profeta – Juízes 4.4-9
Rute, moabita estrangeira – Livro de Rute
Noemi, sogra de Rute – Rute 3.3-4
Ana, mãe de Samuel, 1 Samuel 1.10-11
Abigail, mulher de Nebal – 1 Samuel 25.18-32
Ester, judia rainha do império Medo-Persa – Ester 4.15-17
Mulher Sunamita, contemporânea de Eliseu – 2 Reis 4.8-10
Maria, mãe de Jesus – Lucas 1.38
Ana, a profetisa – Lucas 2.36-38
Mulheres que seguiam Jesus – Lucas 8.1-3
Mulher enferma – Lucas 8.43-44
Maria, irmã de Marta – Lucas 10.41-42
Viúva pobre – Lucas 21.2-4
Mulher sírio-fenícia – Marcos 7.25-30
Mulher de Samaria – João 4.28-29
Loide, avó de Timóteo – 2 Timóteo 1.5
Eunice, mãe de Timóteo – 2 Timóteo 1.5


Estas são algumas entre tantas, que por agirem com prudência, com temor, por fazerem a Vontade de Deus, buscarem a Deus, crerem em Deus, temerem a Deus, podem ser consideradas sábias.
Sabedoria não é um atributo masculino, porque a Bíblia ensina que Temer a Deus é o primeiro passo para se tornar sábio, e temer a Deus pode ser traduzido por amar a Deus, obedecer a Deus, adorar a Deus, servir a Deus.
Mas saiba que a sabedoria por si só, não lhe trará certeza de uma vida feliz, sem problemas, depende de colocar em prática o ensino que ela traz.
A sabedoria só é experimentada em sua plenitude, quando aplicada na sua própria vida, por isto leia a Bíblia, pratique a Bíblia, viva a Bíblia todos os dias, e você será sábio.


O menor entre os servos do Senhor.


Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Pv 31.10



Voltar ao conteúdo | Voltar do menu principal